18 Mar / 2025

Antes de iniciar os trabalhos de implantação das culturas de verão, recomendamos aos produtores uma revisão da semeadeira e demais implementos que serão utilizados no plantio da safra. Com isso, temos um plantio de melhor qualidade, e por isso, é de suma importância regular sua plantadeira para que ela faça a distribuição correta das sementes e do adubo no solo. Esse é o caminho correto para o sucesso no plantio, trazendo mais produtividade e rentabilidade para o produtor.

Quer entender melhor a importância da manutenção preventiva? Entenda abaixo.


Pontos de engraxamento

Lubrificar os pontos de engraxamento previne o desgaste precoce das peças, é um processo simples que garante um maior desempenho da máquina, evitando assim uma manutenção antes da hora. Além disso, precisam de lubrificação diárias algumas peças importantes como:

•    Correias;
•    Engrenagens;
•    Discos de sementes.

Com isso, é possível garantir maior eficiência no processo de semeadura como é esperado.

CALIBRAÇÃO DA PLANTADEIRA

Uma calibração bem feita possibilita que as sementes e adubos sejam aplicados da maneira correta. Se feita de maneira incorreta, o prejuízo no processo do plantio traz risco para a safra inteira.

LIMPEZA

O contato direto com o solo além das substâncias químicas faz com que a plantadeira necessite de limpeza constante, antes e depois do uso. Água e sabão neutro são recomendados para fazer uma boa lavagem. Após a lavagem, é importante secar os componentes de borracha e manter em local seco e arejado.

OUTRAS INSPEÇÕES

A liberação das molas é um ponto importante para que elas não fiquem “cansadas” pela força exercida com a pressão. Verificar se alguma peça está danificada é procedimento padrão na rotina do campo.

RESULTADO

A manutenção preventiva serve para impedir problemas precoces na máquina, evita prejuízos financeiros e até mesmo prevenir possíveis acidentes. Não economize na hora da prevenção, cuide bem da sua plantadeira e garanta o sucesso do seu plantio.